Estamos em ano de eleições na Ordem Profissional dos Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde.
O atual Presidente da Ordem, e recandidato, Dr. José Mário Sousa, desencadeou o processo, e o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Dr. António de Pina Tavares, tomou de imediato a iniciativa de convocar a Assembleia Eleitoral, no dia 9 de Outubro de 2018, ficando as eleições marcadas para o dia 30 de Novembro p.f.
Entretanto o Presidente da Ordem designou, para conduzir o processo, uma Comissão Eleitoral, dirigida pelo Dr. João Mendes, figura bem conhecida, por ter estado ligado aos destinos da OPACC desde os tempos da 1ª Comissão Instaladora, tendo sido posteriormente eleito e desempenhado dois mandatos à frente da Ordem e do seu Conselho Diretivo, e mais recentemente à frente do Conselho Técnico.
Não obstante muitos rumores de pré-candidaturas, somente uma Lista se submeteu a sufrágio, a qual é encabeçada pelo atual Presidente da Ordem e do Conselho Diretivo, Dr. José Mário Sousa, secundado pelo Dr. Carlos Rodrigues, antigo Presidente da Comissão Regional do Barlavento. À lista foi atribuída a primeira letra do alfabeto e passou a ser designada de Lista A.
O que propõe a Lista A, aos eleitores, Associados da OPACC, com sua situação regularizada perante a Ordem?
A Lista e os seus componentes acreditam na necessidade imperativa de dar continuidade ao trabalho efetuado até agora, pela OPACC, e consolidar os resultados obtidos, os quais têm sido reconhecidos a nível nacional e internacional, pelas organizações congéneres e pelas entidades federadoras da profissão, nomeadamente a PAFA e a FIDEF, de que a OPACC se tornou, entretanto, membro ativo.
O rumo traçado pela Lista A visa uma maior valorização, qualificação e controlo da qualidade do trabalho dos profissionais contábeis para a dignificação e prestígio da classe profissional de Contabilistas e Auditores Certificados em Cabo Verde.
A Lista propõe-se, pois, trabalhar com rigor, ética e sentido de responsabilidade, mas também com visão de futuro e dinamismo necessários, para que a OPACC, e a classe profissional que regula e representa, possam afirmar e consolidar o seu papel na sociedade cabo-verdiana, mormente na área económica e financeira.
Entende a Lista A que a OPACC deve funcionar de forma que seja capaz de, cada vez mais:
Atuar de acordo com o interesse público;
Aumentar a competência e capacidade técnica dos seus profissionais;
Promover o cumprimento das normas profissionais e dos princípios éticos;
Apostar na formação, de base mais alargada, e no controlo de qualidade;
Ser reconhecida e ter voz ativa junto do Governo e restantes stakeholders da informação financeira;
Contribuir para aumento da qualidade e credibilidade da informação financeira em Cabo Verde.
Tendo em conta a evolução tecnológica e as exigências que vem defrontando os profissionais, no seu dia-a-dia, a Lista A entende que se antevê um cenário de cada vez maior complexidade, mas que, bem aproveitado, poderá traduzir-se em oportunidades para os profissionais da classe contábil, os Contabilistas e Auditores Certificados.
Os propósitos da Lista A são diversos, mas, vamo-nos reter num deles, que diz respeito, particularmente, à futura gestão financeira da Ordem, onde prevê:
Conter os custos, uma vez que não é intenção da candidatura promover o aumento das quotas;
Priorizar medidas que não impliquem aumento de custos;
Procurar novas formas de financiamento, para projetos específicos, junto dos organismos internacionais doadores e federadores da profissão, nomeadamente Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento e Federação Internacional de Contabilistas e Auditores;
Procurar melhor eficiência e rentabilização do património imobiliário da OPACC, mormente a sua Academia.
Afirmando os propósitos da sua candidatura, a Lista A, que se submete ao sufrágio no dia 30 de Novembro de 2018, promete envidar todos os esforços no sentido de alcançá-los, contando com a colaboração de todos os membros da classe de Contabilistas e Auditores Certificados Cabo-verdianos.
A Lista A, candidata às eleições na OPACC, para gerir a Ordem no triénio 2019 a 2021, e cujo Programa de Candidatura apresenta como Lema “Consolidação, Capacitação e Controlo de Qualidade”, termina a apresentação do referido Programa de Candidatura com a seguinte proclamação:
“Continuemos juntos, palmilhando o caminho certo, rumo a novos patamares!”
Bem-haja a Lista A, que merece todo o nosso apoio, e lá estaremos, todos, no dia 30 de Novembro de 2018 para a sufragar.
Praia, 15 de Novembro de 2018
Anexo: Lista de Candidaturas – Lista A e Programa da Candidatura – Lista A.