A OPACC- Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados disponibiliza para compra, pelos seus membros e candidatos a exame na Ordem, o livro Contabilidade Financeira da autoria do Professor Coordenador do ISCAL (Ap.) Doutor Carlos Baptista da Costa e do Professor Coordenador do ISCAL Mestre Gabriel Correia Alves. Trata-se da 8ª Edição 2013 do referido Manual académico, adaptado ao Sistema de Normalização Contabilística de Portugal, com bastante similitude com o SNCRF cabo-verdiano.
Destaca-se que a presente edição desse precioso Manual é a primeira que os autores apresentam após a entrada em vigor do SNC português. Por tal facto, todos os capítulos foram objeto de profunda reformulação de modo a incorporarem os novos conceitos e paradigmas contabilísticos e a considerarem na apresentação e na resolução dos exemplos e aplicações práticas os novos códigos de contas. Por outro lado, o surgimento de assuntos não especificamente tratados na anterior normalização contabilística conduziu à introdução de dois novos capítulos.
À semelhança das edições anteriores, as referências às normas IAS/IFRS da IASB-International Accounting Standards Board (Comissão das Normas Internacionais de Contabilidade) continuam a ser uma constante ao longo do livro, quer estabelecendo um paralelismo entre elas e o SNC quer evidenciando as situações em que existe divergência, como é o caso, entre outros, dos subsídios para investimento e da capitalização dos juros de financiamentos obtidos.
Os leitores cabo-verdianos deverão estar atentos e ver se as soluções adotadas em Portugal para os subsídios para investimento e para a capitalização dos juros de financiamentos obtidos são similares às soluções adotadas em Cabo Verde, ou não, ou seja devem recorrer a este Manual académico mas tendo sempre presente as eventuais diferenças com o SNCRF nos citados aspetos ou noutros. Aliás, em nosso entender, poderia ser objeto de um artigo académico ou TCC de Licenciatura, as diferenças existentes entre o SNC e o SNCRF, porque não?
Os autores não deixam de apresentar, sempre que justificado ou oportuno, o seu ponto de vista sobre situações conflituantes ou opções que, sendo permitidas, são suscetíveis de porem em causa a comparabilidade da informação financeira.
É ainda de salientar que desde a primeira edição os autores sempre tiveram uma noção alargada do espectro de potenciais destinatários do livro, pelo que na apresentação dos temas se procura uma abordagem pedagógica de fácil entendimento a quem está num percurso de formação académica mas, simultaneamente, sem perder de vista a abrangência, profundidade e sentido prático das questões, pretendendo que o livro também constitua uma base de apoio a quem já se encontra a exercer uma atividade na área das ciências empresariais. Sujeitos, naturalmente, à opinião dos que venham a utilizar o livro, os autores entendem que conseguiram manter tal característica.
Referência:
Notícia adaptada do texto da apresentação, incluso na contracapa do livro.