A convite do CEO-Chief Executive Officer da PAFA-Pan African Federation of Accountants, Mr. Vickson Ncube, uma Delegação da OPACC, composta pelo Presidente do Conselho Diretivo, Dr. João Mendes, e pelo Presidente do Conselho Técnico, Dr. Bruno Lopes, segue na noite de sexta-feira para Dakar, e subsequentemente na manhã de sábado para Cape Town, na África do Sul, onde, de 18 a 20 de Novembro de 2012, participa na Conferência da PAFA sob o Tema Reforço das Organizações Profissionais da Contabilidade para obtenção de Resultados (The Pan African Federation of Accountants Donors Conference).
A referida Conferência da PAFA, organizada em parceria com o Banco Mundial e com o Banco Africano de Desenvolvimento, visa reunir cerca de 150 líderes da profissão contábil com representantes dos parceiros de desenvolvimento (doadores), negociadores dos serviços de comércio do COMESA e representantes das organizações internacionais da contabilidade, IFAC-International Federation of Accountants e IASB-International Accounting Standards Board.
A Conferência visa informar e sensibilizar os parceiros de desenvolvimento sobre os objetivos estratégicos da PAFA e o papel das Organizações Profissionais da Contabilidade (OPC) na promoção do crescimento económico, bem como na partilha das melhores práticas, como forma de reforçar a profissão contábil em África.
Pretende-se atingir os objetivos da Conferência através da troca de ideias e discussão dos seguintes assuntos:
(i) Estratégia da PAFA no período de 2012 a 2016.
(ii) Papel das OPC na promoção do crescimento económico.
(iii) Melhores práticas em acordos de reconhecimento mútuo dos profissionais contábeis, mecanismos de financiamento das OPC e princípios de liderança eficaz das OPC.
As sessões da Conferência serão moderadas por representantes do Conselho de Administração da PAFA, das OPC, dos parceiros de desenvolvimento, dos negociadores comerciais e pelas organizações internacionais da contabilidade.
O programa da Conferência inclui intervenções sobre tópicos específicos nas seguintes sessões:
Sessão 1-Rumo a 2020 na Profissão contábil: Atividades de reforço da profissão e de promoção do crescimento económico.
Sessão 2-Objetivos estratégicos da PAFA: Balanço do primeiro ano das operações e objetivos para o período de 2012 a 2016.
Sessão 3-Centro regional de conhecimentos sobre o relato financeiro das empresas: Experiência dos outros centros e apresentação de um estudo sobre a criação de um centro de conhecimentos em África.
Sessão 4-Sustentabilidade financeira da PAFA e das OPC: Forma como os parceiros de desenvolvimento vem apoiando as OPC; requisitos para obtenção de fundos dos parceiros de desenvolvimento; quais são as fontes de financiamento das OPC; como é que a IFAC vem apoiando as OPC.
Sessão 5-Papel e desafios dos CEO (Principais Responsáveis Executivos ou Presidentes) das OPC.
Sessão 6-Mercado de serviços contábeis em África: Aspetos críticos que afeta o intercâmbio de serviços contábeis em África; qual a melhor forma de ultrapassar as barreiras que impedem o movimento dos profissionais e o intercâmbio transfronteiriço bem como o investimento na prestação de serviços contábeis em África.
Sessão 7-Acordos de reconhecimento mútuo (ARM) que sejam efetivos: Como é que os ARM das qualificações contábeis pode facilitar o movimento dos profissionais contábeis; lições a retirar dos recentes ARM assinados na África Oriental e noutras latitudes.
Sessão 8-Relato financeiro no setor público e profissionalização: Qual o papel da profissão contábil.
Sessão 9-Sessão para os Delegados desenvolverem, discutirem e sugerirem iniciativas que possam contribuir para o reforço da profissão contábil em África, na sequência dos assuntos discutidos nas sessões anteriores; próximos passos e observações finais.