Autor: Joseph Bryson, 24 de março de 2020, in IFAC-International Federation of Accountants website
Há uma semana, eu ter-lhe-ia dito que a expressão “vivemos em um tempo sem precedentes” é uma expressão exagerada.
Eu ter-lhe-ia dito que estou convencido de que as coisas voltarão ao normal em breve: a minha opinião mudou.
Primeiro, quero que você saiba que a IFAC existe para apoiar suas organizações membros em todo o mundo.
Sabemos que cada um de nossos membros é afetado de maneira diferente por esta crise de saúde pública e a IFAC permanece aberta para prestar os seus serviços, suporte e aconselhamento.
Alguns de nossos membros em seus países podem não estar a ser tão afetados pelo COVID-19 como nós estamos, nos Estados Unidos, Europa ou China. Embora esperemos que esses países continuem tendo um número baixo de casos e um impacto mínimo, parece que algumas organizações de profissionais contábeis podem não estar a sentir a urgência da tomada das medidas necessárias para se preparar para trabalhar online, remotamente, se tal se vier a revelar necessário.
Eu acho que pode ser um erro caro: recomendamos que aprendam com as nossas experiências e planejem desde já essa possibilidade virtual.
Há uma semana, todos os funcionários da IFAC começaram a trabalhar em casa. Estou muito satisfeito por estarmos bem preparados para isso. Desde há algum tempo adotamos uma política de trabalho flexível e eu venho trabalhando regularmente de modo remoto, online, há alguns anos. Há cerca de um ano, decidimos passar a utilizar o Microsoft 365 e o Zoom (1) para uma grande parte do nosso trabalho e reuniões.
Embora nem sempre sejam fáceis de utilizar e nem sempre podem ser tão eficientes do que as reuniões presenciais, essas ferramentas digitais permitem o trabalho remoto, mantendo a produtividade. Obviamente, o que costumava ser um apoio tornou-se agora um instrumento obrigatório, tanto mais para uma organização internacional.
Estamos, portanto, todos nos adaptando ao trabalho a partir do nosso domicílio durante as próximas semanas, até meses. É certamente difícil, mas no geral temos os instalados sistemas que nos permitem ser eficazes e garantir uma transição suave.
À medida que a situação do COVID-19 se desenvolve, vemos que muitas das nossas organizações membros adotam mudanças semelhantes. Tal como a IFAC, algumas estão bem preparadas para evoluir para que a equipa possa trabalhar e se envolver virtualmente. Outras organizações membros provavelmente têm maior dificuldade em garantir continuamente as suas prestações para como os seus membros. Muitas estão desenvolvendo novas capacidades de trabalho remoto, que por vezes já são sólidas e que servirão à sua organização, mais tarde, quando o COVID-19 pertença já ao passado.
Na IFAC, reunimos os recursos e experiências de nossa rede para compartilhar os nossos conhecimentos e os nossos materiais através do nosso website. Lançamos uma página dedicada ao COVID-19 para reunir informações e conteúdos importantes que podem nos ajudar a evoluir nesses tempos sem precedente:
(1) Para quem não disponha do Microsoft 365 e do Zoom, sugerimos a utilização do TeamViewer para trabalhar remotamente através de um portátil, de casa, no seu computador, no escritório, tendo acesso a todas as suas informações. Claro que isso é feito através da internet e existe uma versão gratuita do TeamViewer, para uso não comercial. Peça apoio do seu informático para instalação do TeamViewer.