O caduceu do mercúrio – deus romano do comércio, é o símbolo lusófono da contabilidade, associado à Aula do Comércio, criada pelo Marquês de Pombal – 1º Ministro do Rei português D. José I. O caduceu é formado por um bastão, duas serpentes, um elmo e um par de asas, que expressam, respectivamente, poder, sabedoria, diligência e pensamentos elevados. Associados à contabilidade significam: poder – o conhecimento da ciência contábil; sabedoria – a necessidade de estudar antes de agir; diligência – a dedicação e o cuidado no exercício da profissão; e pensamentos elevados – a protecção aos pensamentos baixos que levam a acções desonestas.
A lupa é um instrumento óptico munido de uma lente com capacidade de criar imagens virtuais ampliadas, as quais são projectadas como imagens reais na nossa retina. A lupa é utilizada para observar com mais detalhe pequenos objectos ou superfícies. Está associada ao trabalho dos profissionais contábeis, de verificação, conferência ou inspecção, ou seja da observação e análise pormenorizada de ficheiros, tabelas, documentos e informações, incluindo a informação quantificada e os cálculos efectuados sobre a mesma, etc.
A bandeira da República de Cabo Verde, um dos símbolos máximos do país, é formada por um rectângulo azul simbolizando o mar e o céu que envolvem as ilhas. As faixas, o caminho da construção do país, sendo o branco, a paz que se quer, e o vermelho, o esforço e a luta. Por último, as estrelas representam as dez ilhas que compõem o arquipélago.