A OPACC-Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados, visando manter os seus Associados atualizados com a legislação vigente em matéria de tributação direta dos rendimentos, organiza na Praia, de 1 a 5 de Agosto de 2016, e no Mindelo, de 8 a 10 do mesmo mês, uma formação nos novos Códigos IRPS-Imposto sobre os Rendimentos das Pessoas Singulares e IRPC Imposto sobre os Rendimentos das Pessoas Coletivas e nos diplomas complementares aos mesmos, nomeadamente as regras de retenção na fonte dos diversos impostos sobre rendimentos de pessoas singulares e de pessoas coletivas.
Com o mesmo objetivo, a OPACC vai realizar uma formação em matéria de tributação indireta, ou tributação das despesas, através do IVA-Imposto sobre o Valor Acrescentado, a qual terá lugar na Praia, de 22 a 26 de Agosto de 2016, e no Mindelo, de 29 a 31 do mesmo mês.
As formações serão ministrados por Associados da OPACC, Auditores ou Contabilistas Certificados, nomeadamente, a formação nos Códigos IRPS e IRPS, pelo Dr. José Mário Sousa, que foi Chefe de Repartição de Finanças e Inspetor Tributário e antigo Inspetor-Geral das Finanças, e a formação no IVA-Imposto sobre o Valor Acrescentado, pelo Dr. José Armindo Duarte que foi Inspetor Tributário contratado, participou no lançamento do IVA, tendo ministrado formação nesse imposto aos Técnicos Tributários das Repartições de Finanças e aos Verificadores das Alfândegas, e que, nos últimos tempos, vem exercendo como Diretor Financeiro de empresas de diversos ramos de atividade.
As formações poderão ser também frequentadas pelo público em geral, mormente gestores e diretores de empresas, técnicos de contabilidade, finanças, auditoria e recursos humanos, consultores e assessores jurídicos, e outros quadros interessados nas matérias dos referidos impostos, para além de estudantes, dos últimos anos, dos cursos de contabilidade, auditoria, economia e finanças, bem como os candidatos à certificação pela OPACC, também se integrarem no público-alvo dessas formações em matéria tributária.
A OPACC espera que as formações atinjam os objetivos prosseguidos e que os formandos fiquem dotados ou atualizados dos conhecimentos essenciais ao domínio da aplicação dos referidos impostos aos rendimentos obtidos pelos contribuintes e aos gastos dos consumidores, em geral, e das empresas, em particular.