Seguindo o anúncio publicado no semanário “A Semana” do dia 6 de Dezembro p. p., bem como do envio da respetiva convocatória, por correio eletrónico e por carta registada, aos membros certificados individuais da Ordem Profissional de Auditores e Certificados Certificados, realizou-se no dia 20 de Dezembro de 2013, pelas 18H00, na Academia da OPACC, sita no Prédio da sede da Tecnicil Indústria, na Achada de Santo António, cidade da Praia, a Assembleia Geral Extraordinária que visava apreciar e votar os IGP-Instrumentos de Gestão Previsional da referida Associação Pública Profissional dos auditores e contabilistas cabo-verdianos.
Nessa Assembleia, foram apreciados e votados o Plano de Atividades e o Orçamento da OPACC, para o exercício de 2014, e foram transmitidas informações e prestados esclarecimentos diversos, nomeadamente relativos aos Regulamentos de Desenvolvimento Profissional Contínuo e de Seguro de Responsabilidade Profissional, aprovados e publicados no Boletim Oficial, desde Setembro e Outubro de 2013, os quais entram em vigor no 1º dia de Janeiro de 2014.
De referir que o Plano de Atividades e o Orçamento para 2014 foram aprovados, por unanimidade dos presentes, os quais demonstraram, também, a sua satisfação pelos esclarecimentos prestados, relativamente aos novos Regulamentos adotados pela OPACC, os quais, cada vez mais, colocam a Ordem cabo-verdiana na rota de uma aderência, que se pretende, o mais breve possível, nas organizações regionais e internacionais que regem a profissão contábil.
O facto da reunião se realizar na Academia da OPACC serviu para os membros presentes conhecerem as novas instalações que a Ordem adquiriu recentemente, através de auto-financiamento, parcial, e com recurso a um empréstimo bancário, em razoáveis condições de juro e prazo de pagamento, obtido num dos bancos da nossa praça.
A ocasião serviu para, em tom de brincadeira, o Presidente do Conselho Diretivo da OPACC plagiar um conhecido entrevistado pela televisão cabo-verdiana e dizer aos colegas presentes “podem ir por ali ou por acolá, para esta sala, para a outra sala e para a terceira sala, que será a biblioteca técnica, e podem tirar fotografia, à vontade, porque é tudo nosso”.
Só esperamos que o plágio do Presidente da Ordem não implique no pagamento de indemnização ao famoso entrevistado, que, aparentemente, terá registado os direitos de autor do seu comentário televisivo, o qual, devido ao tom de graça em que foi proferido, ter-lhe-á valido alguns convites para fazer anúncios publicitários.
Parabéns à OPACC!
Pela sua Academia, a qual, desejamos, venha a prestar um grande serviço a todos os membros da Ordem, aos candidatos à certificação como auditor ou contabilista, e a toda a sociedade cabo – verdiana que, decerto, virá a beneficiar de mais este Centro de formação e de conferências, de âmbito profissional. em matérias de contabilidade e gestão financeira, auditoria e controlo interno e áreas afins.