Finalmente, e com algum atraso, foram entregues aos respetivos vencedores os Prémios OPACC 2011 aos melhores alunos das Licenciaturas em Contabilidade e/ou Auditoria, ministradas nos estabelecimentos de ensino superior do país, e aos melhores alunos dos Cursos Secundários de Contabilidade ministrados nas Escolas Técnicas cabo-verdianas.
O Prémio aos melhores alunos das Licenciaturas em Contabilidade e/ou Auditoria, intitulado “Prémio Engº António Lopes Canuto”, tendo como Principal Patrocinador a TECNICIL INDÚSTRIA, visa homenagear aquele Empresário, que foi o impulsionador da criação do Curso Superior de Contabilidade em Cabo Verde, inicialmente ministrados no Pólo do ISCEE-Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, na ilha de S. Vicente, estendido posteriormente para a ilha de Santiago com a criação do Pólo ISCEE na Cidade da Praia.
O vencedor do “Prémio Engº António Lopes Canuto”, em 2011, foi o estudante Arickson Renato Rodrigues Maocha, do Pólo do ISCEE em S. Vicente, ficando no 2º lugar o estudante Arnold Guilles Monteiro Freire do Pólo do ISCEE na Praia.
O Prémio aos melhores alunos dos Cursos de Contabilidade das Escolas Técnicas, intitulado “Prémio Prof. Guilherme Dias Chantre”, tendo como Principal Patrocinador a AGÊNCIA DE REGULAÇÃO ECONÓMICA, visa homenagear o Diretor Emérito da Escola Técnica do Mindelo, primeira Escola Técnica do país, de que o Senhor Chantre foi Diretor durante 15 anos, de 1959 a 1974.
O vencedor do “Prémio Prof. Guilherme Dias Chantre”, em 2011, foi a estudante Daisy Mara Rocha Gonçalves da Escola Industrial e Comercial do Mindelo (Escola Técnica do Mindelo), tendo ficando no 2º lugar a estudante Clara Ribeiro Oliveira Silva da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos (Escola Técnica da Praia).
Infelizmente, em 2011, não foi atribuído o “Prémio Dr. Alfredo Monteiro de Carvalho”, o qual foi instituído para homenagear esse Empresário-Presidente de um Importante Grupo Económico do País, na medida que não chegou a ser realizado o Curso Técnico-Profissional que deveria ser ministrado pelo Centro de Formação da OPACC.
Contudo, não queremos deixar de fazer esta menção ao Dr. Alfredo de Carvalho, homem que vem lutando contra ventos e marés para que o seu grupo económico se mantenha firme no horizonte empresarial do país e por isso mesmo é merecedor desta referência simbólica.
Parabéns aos premiados e que sirvam de exemplo a todos os estudantes cabo-verdianos, para que se dediquem fortemente aos estudos, de forma briosa, e lutem por estes ou outros prémios, e acima de tudo para conquistar o lugar que merecem na vida profissional e na história do nosso país.
Galeria de fotos da atribuição dos Prémios OPACC: