Cumprirão uma visita de dois dias a Cabo Verde, de 23 a 25 de Maio corrente, onde reunir-se-ão com órgãos da OPACC-Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados, Delegações de duas organizações congéneres da Ordem cabo-verdiana, nomeadamente, o CFC-Conselho Federal de Contabilidade do Brasil e a OTOC-Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas de Portugal, numa viagem cujo trajeto inclui também a República de S. Tomé e Príncipe.
Integram a Delegação do CFC:
Dr. Alcedino Gomes Barbosa Ex-presidente do CFC
Dr. Antonio Miguel Fernandes Vice-presidente de Registro CFC
Dr. Jádson Gonçalves Ricarte Conselheiro do CFC
Dr. Edson Cássio Rodrigues Pereira Funcionário do CFC
E a Delegação da OTOC:
Dr. António Domingues de Azevedo Bastonário da OTOC
Dr. Jaime dos Santos Diretor da OTOC
O objetivo da visita das duas organizações congéneres, que representam os Contadores e os Técnicos Oficias de Contas, respetivamente, no Brasil e em Portugal, a Cabo Verde e a S. Tomé e Príncipe, é o da apresentação de um projeto de transferência de conhecimentos, elaborado pelas duas organizações, e que pretendem partilhar com as restantes Ordens já criadas ou em processo de criação nos PALOP-Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
Durante a visita das duas Delegações, das citadas organizações congéneres, dos dois países irmãos, a OPACC aproveitará a oportunidade para discutir com as mesmas aspetos que poderão caber no conteúdo de futuros protocolos de cooperação bilaterais ou multilaterais, a nível dos países da CPLP-Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Poderão também estar sobre a mesa, para uma primeira abordagem, assuntos como um futuro projeto de reconhecimento mútuo, reciprocidade na inscrição de cidadãos originários dos respetivos países e instituição de um organismo comum dos Conselhos e Ordens Profissionais de Auditores e de Contabilistas, a nível da CPLP.
Do programa da visita consta uma sessão de trabalho, que decorrerá no dia 24 de Maio de 2013, na sede da OPACC, entre as 9H00 e as 12H30, seguido de um almoço e visita à Cidade Velha, património da humanidade. No sábado, será proporcionado à comitiva visitante uma viagem ao interior da ilha de Santiago, com passagem pela cidade de Assomada, visita ao Campo de Morte Lenta do Tarrafal, e almoço na mesma cidade, com regresso à cidade da Praia via litoral.
Desejamos uma boa estadia em Cabo Verde aos ilustres visitantes e esperamos que deste contato, que vem na sequência de anteriores presenças de dirigentes da OPACC no IV Congresso dos TOC, realizado em Lisboa, e no Encontro Luso-Brasileiro de Contabilidade, realizado em S. Luiz do Maranhão, ambos em 2012, venha a resultar o aprofundamento das relações de cooperação entre estas associações congéneres, de países irmãos, visando a partilha de conhecimentos e outras ações de cooperação e quiçá futuros acordos no âmbito do reconhecimento mútuo e também, porque não, o lançamento das bases para uma futura criação de um fórum comum para todas as associações públicas profissionais de contabilistas e de auditores dos países que tem o português como língua comum.
{gallery}/slide{/gallery}.