Decorreu nas instalações do ISCEE-Instituto Superior de Ciência Económicas e Empresariais, na cidade da Praia, no dia 10 de Junho de 2016, às 17H00, a cerimónia da entrega dos Prémios Engenheiro António Lopes Canuto e Professor Guilherme Dias Chantre aos estudantes vencedores do 2º lugar dos referidos Prémios, os quais são destinados aos melhores alunos dos Cursos de Licenciatura de Contabilidade e Auditoria das Universidades cabo-verdianas e dos Cursos de Contabilidade das Escolas Técnicas, no país.
Na cerimónia estiveram presentes os vencedores do 2º lugar dos citados Prémios, ambos residentes na cidade da Praia, o Presidente da OPACC, Dr. José Mário de Sousa, e vários outros convidados, dos quais, pais e encarregados de educação e amigos dos premiados, bem como o filho do homenageado Engenheiro António Lopes Canuto, o Engenheiro Paulo Canuto, o qual procedeu à entrega do Prémio que recebeu o nome do seu pai, o falecido Engenheiro Canuto, à estudante que se posicionou no 2º lugar do concurso nacional para atribuição do referido Prémio.
A OPACC conta realizar, proximamente, no Pólo do ISCEE-Instituto Superior de Ciência Económicas e Empresariais, na cidade do Mindelo, uma cerimónia de entrega dos Prémios Engenheiro António Lopes Canuto e Professor Guilherme Dias Chantre aos estudantes que se posicionaram como vencedores do 1º lugar dos referidos Prémios, os quais, por coincidência, são ambos residentes na cidade do Mindelo.
O Dr. Carlos Rodrigues, Presidente da Comissão Regional do Barlavento representará a Ordem na cerimónia de atribuição dos Prémios OPACC na ilha do Porto Grande.
Lembramos que o Engenheiro António Lopes Canuto, gestor da antiga SHELL Cabo Verde, SA e grande empreendedor cabo-verdiano, para além de ter promovido a criação de dezenas de empresas e associações de desenvolvimento comunitário, no país, teve a feliz iniciativa de, paralelamente, promover a criação de uma escola de ensino superior, onde se ensinasse a contabilidade e outras ciências económicas e empresariais, tendo tudo acontecido há cerca de 25 anos atrás.
Por seu lado o Professor Guilherme Dias Chantre, ainda vivo, e residente em Portugal, foi homenageado pelo Governo de Cabo Verde, há cerca de dois anos, que decidiu atribuir o seu nome à Escola Técnica do Mindelo, que passou a ser designada Escola Industrial e Comercial do Mindelo-Professor Guilherme Dias Chantre.
Os contabilistas e auditores cabo-verdianos dificilmente esquecerão a figura do Engenheiro António Lopes Canuto, quem devem honrar e seguir o exemplo de empreendedor e promotor social.
Também, os antigos alunos da Escola Técnica do Mindelo jamais esquecerão a figura austera e íntegra do Professor Guilherme Dias Chantre e tudo aquilo que fez para a Escola Técnica e pelos seus alunos, durante 14 anos, na década de 60 e princípios da década de 70 do século passado.
António Lopes Canuto dificilmente sairá da nossa memória e ao Professor Guilherme Dias Chantre desejamos longa vida!
Galeria de fotos da atribuição do Prémio Engenheiro António Lopes Canuto na cidade da Praia:
OPACC, Patrocinadores e Vencedora 2º lugar
Aurélio Sanches Fernandes vencedor do 2º lugar do Prémio Prof. Guilherme Dias Chantre, ano lectivo 2014-2015, e o Dr. Fernando Pinto Director da Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos