No passado dia 5 de Maio de 2011, foi criada em Dakar a PAFA-Federação Africana dos Peritos Contabilistas, durante a Conferência de Lançamento, que decorreu de 4-6 do mesmo mês, na capital Senegalesa, patrocinada pela IFAC-Federação Internacional dos Peritos Contabilistas, BM-Banco Mundial e BAD-Banco Africano de Desenvolvimento.
Não podendo estar presente nesse evento a OPACC-Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados, remeteu uma mensagem à Mesa da Conferência, a qual se encontra disponível, na documentação da Conferência, na rubrica Speakers & Downloads, em http://pafa2011.onecca.org/speakers/.
A respeito da criação da PAFA-Federação Africana dos Peritos Contabilistas, a IFAC-Federação Internacional dos Peritos Contabilistas emitiu o seguinte comunicado de congratulação:
(New York / 6 de maio de 2011) – O lançamento da Federação Africana de Peritos Contabilistas (PAFA) é um evento histórico para a profissão contábil e para o continente Africano, de acordo com a Federação Internacional dos Peritos Contabilistas (IFAC). IFAC é a organização mundial para a profissão contábil, com membros e associados em 125 países.
PAFA é composto por 37 organizações profissionais de contabilidade de 35 países, que se uniram para dar voz às economias Africanas e à sua estratégia de inserção no actual contexto de globalização.
O Presidente da PAFA, Major General Sebastian Owuama, do Instituto dos Peritos Contabilistas da Nigéria, declarou: “À medida que as economias dos países Africanos continuam a crescer, a contribuição dos profissionais de contabilidade para a produção de uma informação financeira de confiança e para a boa governação das instituições, tanto do sector privado como do sector publico, é agora mais importante do que nunca. PAFA irá acelerar o desenvolvimento da profissão e fortalecer a voz da profissão em África e no mundo.
O lançamento da PAFA em Dakar, no dia 05 de Maio de 2011, foi acolhido pela Ordem Nacional dos Peritos Contabilistas e Contabilistas Certificados do Senegal (ONECCA) com o forte apoio da IFAC e do Banco Mundial. Dr. Mussa J. Assad, da Comissão Nacional dos Auditores e Contabilistas da Tanzânia, foi nomeado vice-presidente. O Secretariado da PAFA será assegurado pelo Instituto Sul-Africano de Peritos Contabilistas, em Joanesburgo.
“A criação da PAFA demonstra o compromisso dos profissionais contábeis Africanos, agindo no interesse público, para reforçar os seus meios de colaboração e para desenvolver ainda mais a profissão, no sentido de vir a apoiar as economias emergentes no continente”, disse Göran Tidström, Presidente da IFAC.
Sobre a IFAC:
IFAC é a organização mundial para a profissão contábil dedicada a servir o interesse público, fortalecendo a profissão e contribuindo para o desenvolvimento de fortes economias internacionais. IFAC é composta de 164 membros e associados em 125 países e jurisdições, que representam aproximadamente 2,5 milhões de contabilistas, na profissão liberal, no ensino, em serviços governamentais, na indústria e no comércio.
Algumas imagens vídeos relacionadas com o evento do lançamento da PAFA podem ser visionadas em http://www.youtube.com/watch?v=lLc7P0jxwR4&feature=player_embedded.