Respondendo ao convite do Senhor Bastonário da OCAM-Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique, Doutor Mário Sitoe, a Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde far-se-á representar no I Congresso daquela Organização congénere moçambicana, através do nosso Colega senhor Dr. José Mário Sousa, Auditor Certificado, desempenhando atualmente as funções de Presidente do Conselho Técnico, o qual estará, também, a representar o Presidente da OPACC e do Conselho Diretivo, Dr. João Mendes.
O Congresso, que se realiza na cidade de Maputo, nos dias 4 e 5 de Novembro p.f., no Centro de Conferências Joaquim Chissano, decorre sob o Lema “A contribuição da contabilidade e auditoria para uma sociedade justa e próspera”.
O Dr. José Mário Sousa será portador de uma Mensagem do senhor Presidente do Conselho Diretivo da Organização dos Profissionais Contábeis cabo-verdianos, endereçada aos participantes do I Congresso da OCAM, na qual o Dr. João Mendes faz questão de realçar aspetos significativos do Lema do I Congresso da Organização dos Profissionais Contábeis moçambicanos, mormente o contributo dos contabilistas e auditores na credibilização da informação financeira, e a importância desta na criação do ambiente necessário ao desenvolvimento económico sustentável, o qual decerto trará mais prosperidade e maior justiça social.
O Presidente do Conselho Diretivo da OPACC termina a sua Mensagem fazendo votos para que os diversos painéis a serem desenvolvidos, durante o I Congresso da OCAM, sejam úteis a todos os participantes, e tragam informações e esclarecimentos que permitam alcançar os objetivos traçados, e expressos no Lema do prestimoso evento, ou seja que a contabilidade e auditoria sejam reconhecidas como atividades que trazem mais-valia aos stakeholders da informação financeira, e que o momento seja de sua afirmação e exigência do seu justo reconhecimento.