2º Congresso Regional da UEMOA sob o lema “O Contabilista como criador de valor para as empresas”
Acaba de regressar de Dakar, onde participou no 2º Congresso Regional da UEMOA, sob o lema “O Contabilista como criador de valor para as empresas”, o nosso colega Dr. Carlos Rodrigues, Presidente da Comissão Regional do Barlavento.
O referido congresso girou-se em torno de dois eixos principais, “A necessidade de criação de valor nos setores público e privado” e “A evolução da profissão contábil – O Contabilista de amanhã”.
Relativamente à necessidade de criação de valor nos setores público e privado, abordou-se o tema “O Contabilista, um dos principais intervenientes na economia”, tendo-se debruçado sobre os aspetos da era moderna e feito referência às novas tecnologias e como o Contabilista poderá criar valor para as empresas na era da digitalização em contraponto à era tradicional do registo contabilístico.
Abordou-se também o tema “O Contabilista ao lado das empresas” em que foi referido o papel do Contabilista no desempenho sustentável das empresas desde a criação à transformação e ainda do papel do Contabilista na prevenção de conflitos e salvaguarda das empresas, no que se refere ao cumprimento das suas obrigações, principalmente as obrigações fiscais, para evitar eventuais conflitos que possam pôr em causa a sua continuidade.
Na abordagem do eixo sobre “A evolução da profissão contábil – O Contabilista de amanhã”, as intervenções centraram-se no problema subjacente à dificuldade da aplicação do justo valor, na mensuração dos ativos tangíveis, tendo sido também abordado ainda a problemática digitalização e a contabilidade do setor informal da economia, tudo isto sob o tema “O Contabilista na evolução do seu ambiente”.
Sob o tema “O Contabilista socialmente responsável” abordou-se questões ligadas ao green finance e às garantias de financiamento verde (projetos ambientalmente sustentáveis), tendo-se referido particularmente a responsabilidade social das empresas, o desenvolvimento sustentável e a contabilidade ambiental.
Também foi abordado o tema “Que propostas de crescimento e desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas e indústrias na região da UEMOA”, com participações e contributos de várias pessoas com experiências nessa matéria, nessa região africana.
Mindelo, 25 de Setembro de 2018
Carlos Rodrigues
Presidente da Comissão Regional do Barlavento