Conforme já é do conhecimento dos Associados da Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados vai ser realizado o I Congresso dos Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde, nos dias 6 e 7 de Fevereiro de 2015, sob o Lema “Os desafios do futuro”.
O Congresso será realizado no auditório do hotel Praia-Mar, na cidade da Praia, e, eventualmente, será transmitido por videoconferência para Mindelo, na ilha de São Vicente, e Espargos, na ilha do Sal. Para o efeito decorrem negociações com a operadora local de telecomunicações a Cabo Verde Telecom.
O Congresso terá uma Comissão de Honra constituída por altas personalidades do país e as Sessões de abertura e encerramento serão presididas por altas individualidades Governamentais. Neste momento, decorrem os contactos visando os convites formais às referidas personalidades e individualidades nacionais.
O Congresso será organizado em seis painéis intitulados, respetivamente, “Os desafios normativos”, “Os desafios da qualidade”, Os desafios das TIC”, “Os desafios da formação e do desenvolvimento profissional contínuo”, “Os desafios éticos e deontológicos” e “Os desafios da cooperação das organizações de profissionais contábeis em espaços multinacionais”, sendo cada painel coordenado por um facilitador e integrando três temas, cada um com um orador específico.
Serão convidados como oradores no Congresso representantes das organizações internacionais da profissão e de organizações estrangeiras congéneres e afins da OPACC, para além de outros oradores nacionais e estrangeiros representantes da profissão.
Conclamamos todos os Associados da OPACC, contabilistas e auditores certificados, e o público em geral, a inscreverem-se como participantes no nosso I Congresso, “eleito” o acontecimento do ano de 2015, que coincide com o 15º aniversário da criação da Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados, e que, para além do mais, permitirá a cada Associado da Ordem, que nele participe, contabilizar créditos de desenvolvimento profissional contínuo, correspondente ao número de horas de duração da programação das atividades do Congresso.
Lembramos que a OPACC é uma pessoa coletiva de direito público, e de interesse privado, criado pelo Governo de Cabo Verde, através do Decreto-Lei nº 12/2000 de 28 de Fevereiro, e, nessa medida, embora lhe caiba defender os interesses e prerrogativas dos auditores e contabilistas certificados cabo-verdianos, a sua principal função é a de regular o exercício da profissão contábil no nosso país e de servir, acima de tudo, o interesse público, proporcionando a todos os stakeholders, das empresas e outras organizações, informações contabilísticas de qualidade e credíveis.
Bem haja o 1º Congresso dos Auditores e Contabilistas Certificados Cabo-verdianos e, bem haja a OPACC, a nossa Ordem Profissional!
O Presidente do Conselho Diretivo
Dr. João Marcos Alves Mendes
Auditor Certificado