No dia 30 de Novembro p.p. realizaram-se as eleições para os corpos sociais da OPACC-Ordem Profissional de Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde, para o triénio 2019-21.
Apresentou-se ao sufrágio somente uma lista de candidatos, encabeçada pelo Dr. José Mário Sousa, Auditor Certificado e docente do ensino superior, que foi designada de Lista A.
Estando publicadas, nas sedes das Comissões Regionais do Barlavento e do Sotavento as Atas de apuramento dos resultados das votações, resulta que, num total de 268 eleitores, foram às urnas somente 45 votantes, e destes, 42, ou seja 93%, sufragaram Dr. José Mário Sousa e demais candidatos, para dirigirem os destinos da OPACC no triénio 2019-21, que se inicia a 2 de Janeiro de 2019.
Como não há bela sem senão, 2 votantes acharam por bem chumbar a Lista A e 1 votante viu o seu voto anulado.
Portanto, Dr. José Mário Sousa continua sendo o Presidente da Ordem e do Conselho Diretivo, por mais um mandato, sendo secundado pelo Dr. Carlos Alberto Rodrigues; A Mesa da Assembleia-geral continua sendo dirigida pelo Dr. António Batista de Pina Tavares; a Comissão Regional do Barlavento é agora dirigida pela Dra Maria Madalena Duarte Almeida; a Comissão Regional do Sotavento continua sendo dirigida pela Dra Rosa Maria Duarte Pires ferreira; o Conselho Técnico passa a ser dirigido pelo Dr. Vitalzinho Vieira Landim; e os Conselhos Disciplinar e Fiscal continuam sendo dirigidos, respetivamente, pelo Dr. Ildo Adalberto Lima e Dr. Manuel de Jesus Monteiro.
Não restam dúvidas, estamos perante uma bela equipa, de gente corajosa e empenhada em trabalhar para a classe dos profissionais contábeis cabo-verdianos!
Espera-se que o rumo traçado pelos eleitos, conforme o Programa apresentado a sufrágio, que aponta para uma “maior valorização, qualificação e controlo da qualidade do trabalho dos profissionais contábeis, e para uma maior dignificação e prestígio da classe profissional de Contabilistas e Auditores Certificados cabo-verdianos”, seja prosseguido sem desvios significativos, e daqui a três anos possam fazer uma avaliação positiva do seu mandato.
Haja pois “trabalho rigoroso, com ética e sentido de responsabilidade, com visão de futuro e dinamismo permanente”, tal como, também, proposto pelos agora eleitos, para que a OPACC, e a classe profissional que regula e representa, possam afirmar e consolidar o seu papel na sociedade cabo-verdiana, mormente na área económica e financeira.
Conforme terminava o anúncio dos seus propósitos de candidatura, esperamos todos que a classe contábil cabo-verdiana “Continue junta, palmilhando o caminho certo, rumo a novos patamares!”
Desejamos sucessos aos eleitos, no seu trabalho a bem de todos os Associados da OPACC e dos profissionais cabo-verdianos de contabilidade e auditoria.
Praia, 4 de Dezembro de 2018
Dr. João M. A. Mendes
Presidente da Comissão Eleitoral Cessante
Ex-Presidente do Conselho Diretivo (2010-15) e do Conselho Técnico (2016-18)
(Em jeito de despedida ao deixar de exercer funções nos órgãos da OPACC)
Anexo: Ficheiro PDF com os candidatos eleitos aos diversos órgãos sociais da OPACC.