Foram entregues, na Praia, aos respetivos vencedores, os Prémios OPACC 2013 aos melhores alunos das Licenciaturas em Contabilidade e/ou Auditoria, ministradas nos estabelecimentos de ensino superior do país, e ao 2º classificado do Prémio aos melhores alunos dos Cursos Secundários de Contabilidade ministrados nas Escolas Técnicas cabo-verdianas.
De referir que o Prémio aos melhores alunos das Licenciaturas em Contabilidade e/ou Auditoria, intitulado “Prémio Engº António Lopes Canuto”, tendo como Principal Patrocinador, na edição 2013, a WONDERS CONSULTING, visa homenagear aquele Empresário, recentemente falecido, que foi o impulsionador da criação do Curso Superior de Contabilidade em Cabo Verde, inicialmente ministrado no ISCEE-Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais, da ilha de S. Vicente, estendido posteriormente para a ilha de Santiago com a criação do Pólo ISCEE da Cidade da Praia.
O vencedor do “Prémio Engº António Lopes Canuto”, em 2013, foi o estudante Nilton Furtado Almeida, do Pólo do ISCEE da cidade da Praia, ficando em 2º lugar a estudante Maria Elisangela Correia Ramos de Pina da Universidade Jean Piaget, também da cidade da Praia.
O 2º lugar do Prémio aos melhores alunos dos Cursos de Contabilidade das Escolas Técnicas, intitulado “Prémio Prof. Guilherme Dias Chantre”, tendo como Principal Patrocinador a firma ARISTIDES LIMA E SILVA, visa homenagear o Diretor Emérito da Escola Técnica do Mindelo, primeira Escola Técnica do país, de que o Senhor Chantre foi Diretor durante 15 anos, de 1959 a 1974. O referido Prémio foi entregue, na cidade da Praia, à estudante Mónica Sofia Dias Furtado, da Escola Técnica Grão Duque Henri, da cidade de Assomada.
Contudo, o grande vencedor do “Prémio Prof. Guilherme Dias Chantre”, edição 2013, foi o estudante Tiago dos Santos Évora da Escola Industrial e Comercial do Mindelo – Guilherme Dias Chantre, o qual receberá o Prémio, na semana de 28 de Abril a 2 de Maio p. f., durante a cerimónia de descerramento da placa que atribui o nome do nosso homenageado àquela primeira Escola Técnica de Cabo Verde, fundada em 1956, e por onde passaram, como estudantes, figuras ilustres do nosso país e diversos técnicos que fizeram e vem fazendo brilhantes carreiras profissionais nos sectores público e privado.
Mais uma vez, expressamos os nossos parabéns aos premiados e que sirvam de exemplo a todos os estudantes cabo-verdianos, para que se dediquem fortemente aos estudos, de forma briosa, e lutem por estes ou outros prémios, e acima de tudo para conquistar o lugar que merecem na vida profissional e na história do nosso país.
Galeria de fotos da atribuição dos Prémios OPACC:
Entrega do Prémio Engº António Lopes Canuto (1º e 2º Classificados)
Entrega do Prémio Prof. Guilherme Dias Chantre (2º Classificado)