Exmos. Senhores
Membros Efetivos da OPACC
Foi com profunda dor e consternação que a OPACC- Ordem Profissional dos Auditores e Contabilistas Certificados de Cabo Verde tomou conhecimento do passamento físico do seu Membro-Fundador e Primeiro Bastonário, Dr. João Marcos Alves Mendes, ocorrido na madrugada deste domingo, 26 de maio de 2024, em Lisboa, vítima de doença prolongada.
O Mestre em Auditoria Interna e Controlo de Gestão, João Marcos Mendes, natural de São Vicente, nascido a 27 de novembro de 1952, detentor de um vasto curriculum, foi um dos principais impulsionadores da criação e organização da Ordem, que mereceu até ao último momento da vida toda a sua dedicação e sabedoria.
O malogrado desempenhou as funções de Presidente da Comissão Instaladora, de 2000 a 2005, de Bastonário da Ordem e do Conselho Diretivo, de 2010 a 2015. Para além da permanente contribuição individual, em várias vertentes, para a OPACC, desempenhou as funções de Presidente do Conselho Técnico, de 2016 a 2018, e atualmente assumia a Presidência da Comissão Técnica de Auditoria.
Conhecido pela sua bondade e generosidade, como um profissional de alto gabarito, e como o classificou ontem um amigo de infância, “um homem com valores e de valor”, o Dr. João Marcos Alves Mendes começou a estudar contabilidade aos 12 anos de idade, enquanto aluno do Curso Geral de Comércio na Escola Industrial e Comercial do Mindelo, hoje EICM – Guilherme Dias Chantre, que completou em 1967, aos 14 anos de idade.
Para frequentar formação superior em Portugal, trabalhou como funcionário civil no Centro Financeiro do Exército Português (1971-73) e como técnico de receitas de tráfego na TAP Air Portugal (1973-83).
Completou o bacharelato em contabilidade no ISCAL-Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, em 1975, e a Licenciatura em Gestão de Empresas no ISE-Instituto Superior de Economia, em 1983. Na Price Waterhouse, entre outubro de 1983 e maio de 1984, frequenta formação em auditoria interna, auditoria financeira e formação em auditoria de sistemas processados em computador. Entre maio e novembro de 1984, frequenta um estágio de gestão da aviação, com a duração de 6 meses, na TAP Air Portugal, abrangendo as áreas Financeira, Comercial, Aprovisionamentos e Planeamento.
Regressou a Cabo Verde em Novembro de 1984. Admitido na TACV, em março do ano de 1985, é logo designado a chefiar o Serviço de Planeamento Económico-Financeiro e, a seguir, a dirigir a Divisão de Finanças (Direção Financeira e Administrativa), cargo no qual permanece até Novembro do ano de 1990. Nessa data, é designado Auditor Interno, com funções cumulativas de assessoria ao Diretor-geral, cargo que exerce por pouco tempo, pois, entretanto, é chamado a substituir o representante da TACV para Portugal e Espanha.
Entre janeiro de 1992 e março de 1993 retoma a função de representante da TACV para Portugal e Espanha. Entre abril de 1993 e junho de 1995, é nomeado assessor do Presidente do Conselho de Administração da TACV.
Em maio de 2001, após 28 anos de carreira, deixa de exercer funções executivas na aviação.
Entretanto, a partir de junho de 2001 assume plenamente a função de Managing Partner da AUDITEC-Auditores e Consultores-Sociedade de Auditores Certificados, Lda., que fundou na Cidade da Praia, e que presta serviços na área até os dias de hoje, e onde, até março de 2021, exercia atividade independente e consultor de gestão. Altura em que cedeu a empresa a título gratuito, aos colaboradores, na sequência de doença grave que o afligiu.
Estamos certos que o Dr. Mendes não morreu com os seus sonhos pois ficamos com as memórias dos seus anseios e realizações!
O Homem foi, mas a Obra fica eternamente nas nossas memórias coletivas!
Aos familiares, amigos, membros da OPACC, colaboradores da AUDITEC, o Conselho Diretivo e os demais Órgãos da OPACC apresentam as mais sentidas condolências.
Que a sua alma descanse em paz.
Cidade da Praia, 27 de maio de 2024
O Bastonário
F.S. Correia Teixeira